quarta-feira, 9 de abril de 2008

É tudo verdade

Em pesquisa recente realizada em faculdades, majoritariamente ligadas à área de humanas, 88% dos entrevistados afirmaram não importar-se com a moda. Desmerecendo a questão do gênero, a pesquisa foi realizada para comprovar o valor secundário ou até terciário oferecido ao assunto. Confrontados se conheciam pesquisas e trabalhos acadêmicos dedicados ao assunto, 99% respondeu negativamente. Confrontados acerca da importância econômica que movimenta milhões para o país, 100% gaguejou. O objetivo da pesquisa foi além de comprovar dados já sentidos por estudantes e profissionais da moda, alarmar uma sociedade conhecida ironicamente por pós-moderna. Essa área possui profissionais sérios, que estudam e têm tanta propriedade para discutir certos assuntos quanto profissionais de ouras áreas. A vaidade, já um tanto discursada como certeira nos bastidores e corredores da “moda”, é tão certeira nas cadeiras de acadêmicos e corredores onde desfilam os ditos intelectuais. O preconceito, no entanto, que já não é tendência desde 2389893 A.C, persiste em preservar seu lugarzinho cativo no guarda-roupa daqueles que, despreocupadamente, apanham as primeiras peças de roupa que vêem pela frente.




P.s: a pesquisa foi mera forjação para criar caso. É uma pequena homenagem a um colega mestrando em Filosofia que disse ser inútil estudar moda. O título foi inspirado em um festival de documentários que está saindo de cartaz essa semana no Rio.

4 comentários:

Ikki disse...

tão inútil estudar moda quanto filosofia. argh!

como você mesma disse há profissionais sérios e com propriedade para discutir vários assuntos, tão bem quanto outros com outras formações.

até pq ao meu ver, quem faz moda tem de ter uma visão de mundo, história e necessidades atuais super aguçada!

beijos, bom final de semana!

André Mans disse...

eu amo aquele clima fashion makers no meu campus

adoro !!!!!!!!

Paulo Mamedes disse...

Recomendo um trecho de o Diabo veste Prada, em que a Strip dá um show quando a nova assistente diz que não se importa com a moda...

Ainda não encontrei este trecho no Youtube.

Priscila de Oliveira disse...

ainda decoro aquilo! Ou melhor, decoro um trecho de "O Império do Efêmero" e arraso de vez...