quinta-feira, 17 de julho de 2008

O retrato do artista quando latino

Estava a folhear a Revista Zupi numa livraria qualquer e novamente chamou gritando por atenção uma série de fotografias coloridas e de um humor ácido. Tratavam-se de imagens filhas do hermano Marcos López, argentino nascido em 1958. São refletidas aos nossos olhos a forte ironia aos elementos patrióticos da terrinha, com direito à brincadeiras com a bandeira, com Che Guevara e até mesmo com religião. López bota na roda os assuntos proibidos: mulher, religião e futebol e o resultado é no mínimo, engraçado, afinal, sacanear os hermanos é conosco mesmo! No entanto, dessa forma, o artista retrata a identidade cultural latina como um todo e os valores modernos. Se for o caso de rir, que seja para os que sabem rir de si mesmos.

"Reina del Trigo" meio intrigada...

"El Vestuario"

"Asado Criollo" ironizando o quadro clássico de Da Vinci
"Mozo en la Quiaca"
"Che Guevara" e tudo acabou em... Melancia?!
Infelimente não tive tempo para ler a Revista, mas assim que comprá-la, prometo rechear o post de informações, escassas na Internet. O que colhi por aí é que apenas em 1993 o artista encheu de cores suas obras, ano justamente em que ganhou o First Prize of the Andy Goldstein Foundation e pode publicar as fotos em p&b. Além disso, Marcos Lopez declarou que não possui muitas imagens, pois a produção o interessa muito mais que a imagem em si. O artista já expôs em museus de toda América Latina, chegando até Nova York. Se o David la Chapelle já aportou em terras brasilis e o López é tido como uma versão latina do americano, é esperar pra ver se trazem hermano. Eu, ao menos, adoraria ver.

5 comentários:

Unknown disse...

Ahh sem problemas então.. só sua visita já me deixou muito feliz haha..
eu gosto da Gloss, vem umas coisinhas interessantes. Relaxaa, mãe é mãe né..sempre acaba fazendo coisinhas pra gente mesmo, quando tenho problemas com a vogue que vive atrasando é ela que sempre resolve haha pq eu me estresso rs

Beeeijos querida e muito obrigada!

Helena Castro disse...

muito boas essas fotos. gostei desse apelo irônico!

e... ri de si mesma, como diz o ditado, é sempre o melhor remédio!

bom final de semana.

beijos, helena

Unknown disse...

Oi queriidaa..
oh blog atualizado heein..dicas de Beauty =)

Se puder faça parte da comunidade la no blog ..

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=50593046


Um beijo .

Marisa Pimenta disse...

Priscila, passei aqui hj pra te convidar a conhecer minha nova loja virtual, MarisArte Acessórios.
http://marisarte.elo7.com.br
Apareça!
Bjks

Unknown disse...

Kd vc nesse blog heeein...
to sentindo falta dos post jááá..e te aguardando para conferir as novidades do meu =))

Um beeeijo.