quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Gol do Ronaldo!


Hoje aconteceu o Jeans Tudo na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do estilista Ronaldo Fraga. O evento é uma iniciativa da Santana Textiles, grupo criado em 1963 pela família Delfino, que originalmente dedicava-se a fabricação de redes (sim, aquelas de deitar). Hoje em dia produzem 7 milhões (!) de jeans por mês. É no projeto Loco Serious Denim que entram criadores responsáveis pelo trabalho de um jeans louco, mas levado muito a sério – a quantidade da produção reafirma essa seriedade. E é nessa loucura que entra, dentre outros nomes, o de Ronaldo Fraga.

O estilista iniciou a conversa falando sobre Drummond, coisa que não surpreende a quem conhece um pouco de sua trajetória, já que o diálogo com a literatura, a música ou como ele mesmo afirma, “as histórias que ouve e conta” são características comuns no seu trabalho. Ronaldo falou sobre as tendências e de como esse discurso é desimportante diante a gama de possibilidades de nosso mundo – contra aquele discurso de ascensão de um, enterro do outro. Falou da preguiça do debate “moda é arte?”. Em sua opinião, moda é cultura, é filosofia, e por isso o diálogo com as artes, a arquitetura é possível e comum.

Além disso, discorreu sobre a importância do empreendedorismo e da relação de dependência mútua entre o criador e do gestor. Questões que naturalmente vem à tona ao se criar: como vender? E se moda é mesmo cultura, como vender cultura? Como fazer com que as pessoas desejem o que você cria? É aí que entra o gestor, responsável por criar soluções rápidas que dêem continuidade a criação.

Ronaldo explicou como funciona o processo de criação, desde a cenografia, passando pela música e a produção final. Tudo dotado de um forte senso estético e sensorial: ele cria uma máquina de sonhos que reúne o desejo de ter com o desejo de viver a sua proposta. O mineiro foi bom pra mais de metro! Respondeu tudo com eloqüência e simpatia. E com muita disposição para aconselhar os muitos estudantes, ávidos por saídas para suas questões: como entrar no mercado, como se destacar e etc. Deixo abaixo curiosidades de backstage, reveladas pelo criador, que nos ajudam a entender o quanto os seus sentidos apurados fazem sentido.

Os 3 looks abaixo foram da coleção "A China" de inspiração já óbvia no nome. Ronaldo pensou na ancestralidade do país, em imagens antigas.



As seguintes são da coleção "A Loja de Tecidos", inspirada na história do Ronaldo. No rasgo, no cheiro, no barulho dos tecidos. São lembranças de sua vivência em uma confecção, no início de sua carreira. Os bordados são feitos com materiais de plástico e o cenário, composto de tules, são recriações de antigas peças do estilista.


A porta simboliza o convite para adentrar :-"entre, a casa é sua". As meias eram na verdade, uma pintura no corpo das modelos, como se fossem croquis de moda.


E por último, "São Francisco", inspirada no Rio e em toda essa história de transposição. O cenário representam a salubridade do rio. As modelos usam uma viseira de canudinhos, inspirada na lenda ribeirinha do Caboclo D'água. O acessório serve também para igualar as modelos. No início, muitas cores: é a nascente do rio. No decorrer do desfile, o rio vai ficando turvo e as cores vão sumindo até que o Rio se torne um depósito de sujeira e esqueletos de peixe...

5 comentários:

Unknown disse...

queriiiidaaaaaa
sumidaaaa..rs..
que bom que apareceeeeu haha..isso que importa....
as novidades por aqui estaaao otimaaaaaaaaas tbm..adooorei!

Beijos.

Helena Castro disse...

arrasou! deve ter sido mesmo super interessante ter assistido essa palestra. e... que bom que está de volta. :)

beijos

Tássia Rebelo disse...

gente, a questão "moda é arte?" é sempre tratada com preguiça msm... eu sempre lembro da frase do herchcovitch "moda é business"... bem preguicinha...
palestra com o ronaldo é gol mesmo! hahahha
beijooo

Verson Souto. disse...

Ai como eu queria ter assistido a palestra de Sr.Ronaldo !!!

Mas valeu e muito ter lido o seu post...arrasou!

Mil beijos...ahh suas visitas são muito boas.

Anônimo disse...

Arrasou MESMO, post completíssimo, muito bom!
Acho que foi essa coleção "São Francisco" que o Ronaldo mostrou no último SPFW, muito inteligente o "degradê" do rio com vida para o lixo...
Beijos!