quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Senta que lá vem a História...

Na última aula do curso de Jornalismo de Moda, com a Iesa Rodrigues, aprendemos, além das nomenclaturas de mangas, com seus respectivos desenhinhos, um síntese da história da moda de fins do século XIX e início do XX. E dentro do resumo, um resumão dos grandes nomes da época. São eles: Jeanne Paquin, Paul Poiret, Madeleine Vionnet e Madame Grés. Dentre a francesada, tendo já Madame Grés seu espaço cativo no blog, nos ateremos a Jeanne Paquin (para os leigos em francês, lê-se Pacã).

Nascida em 1869, em Saint-Denis, Paquin estudou na Maisson Rouff. Pioneira de Paul Poiret, apresentou o vestido de corte império em 1906. Fez uma roupa confortável e arredondada, livrando as mulheres das amarrações do espartilho. Em 1914 fez o primeiro desfile com música, entendido como um espetáculo, apresentando uma coleção chamada “Tango”. Levava as modelos para corridas de cavalo, já que não havia passarela, e assim divulgava suas criações – demonstração de toda tradição do comprometimento com a moda da high society freqüentadora dos jóqueis.

A estilista foi precursora na abertura de filiais estrangeiras, tendo além da maison francesa, uma em Buenos Aires, outra em Madrid, outra em Londres. Segundo fontes, Jeanne Paquin teve o mesmo prestígio que Charles Worth em sua época, mas nos dias de hoje é dificilmente lembrada e/ou valorizada pela contemporaneidade. Uma pena...



4 comentários:

Unknown disse...

adorei o blog, bem completo
passa lá no meu blog
represento modelos pro mercado internacional
espero ver o seu comentário
bjos

Unknown disse...

adorei o blog, bem completo
passa lá no meu blog
represento modelos pro mercado internacional
espero ver o seu comentário
bjos

Helena Castro disse...

adorei essa história e ver essa imagens!

obrigada por compartilhar o que vc aprende no seu curso aqui!

beijos

Verson Souto. disse...

Uma aula pra mim viu, ainda não conhecia Jeanne!Virei fã (rs)