segunda-feira, 16 de junho de 2008

Laura na Copa

Quando a TV a cabo sai do ar bem na hora do jogo do Brasil, o que resta é pôr um filme. Foi-se o tempo que “do Paraguai” era sinônimo de sem valor. Trocar o drama brasileiro pelo noir americano é uma boa tática. A escalação é impecável (Vincent Price, Clifton Webb, Gene Tierney), os uniformes idem (figurinos lindos), o time com grande entrosamento (os suspeitos), o campo em ótimo estado (cenários maravilhosos) e de quebra, a trilha sonora ajuda o clima. Trata-se de “Laura”, um filme americano de 1944. A belíssima donzela que dá título ao filme é assassinada misteriosamente em sua casa. Para investigar o caso Mark McPherson, um detetive esquisitão pero no mucho, com uma curiosa estratégia de investigação. São suspeitos Waldo Lydecker, um jornalista de língua afiada por quem Laura tinha grande admiração – admiração essa retribuída de forma “diferente”–, Shelby Carpenter, o galante noivo, Judith Anderson, a tia e Bessie Clary, a empregada. Todos fãs da moça, no sentido idólatra do termo. Até mesmo o detetive cai de paixões. Não à toa, já que a jovem carrega consigo uma aura de magia e sedução, fruto de sua inteligência, doçura e, é claro, beleza. Foi-se o tempo em que noir, na minha cabeça, era sinônimo de filme “paradão”. O filme é rápido e envolvente. Mais não digo, pois entregarei o final. Diante a pelada da seleção brasileira recomendo o seguinte: desligue o jogo do Brasil e vá ver um filme.
Laura com seu chapéu legal e o brilho nos olhos

Vestido escolhido por Lydecker. Velhinho de bom gosto, esse! Nos dois sentidos...


Laura, suas listras e seus fãs

Visual mais simples de início da trajetória profissional da personagem. Cintura marcada.


Será que o velhinho bate as botas?! Laura usa calças.

O real e o imaginário (?)

Belíssima Laura

2 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi priscila! troco fácil um futebol por um bom filme! ainda mais do jeito que estava ontem... bela escolha de imagens! bjs!

Tania Pimenta disse...

Priscila, assisti este filme faz um tempão numa daquelas antigas sessões da madrugada da Globo ainda adolescente (ou jovem adulta!! rsrsrs) Gostei muito também! E realmente é melhor não adiantar o final surpreendente! Inclusive este filme foi escolhido como o 4º melhor filme de mistério dos últimos 100 anos pelo Instituto de Cinema Americano em lista anunciada na última semana. Dá uma passadinha no meu blog e confere a lista completa! http://blogandoarte.blogspot.com
Beijins