sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Por EX-emplo...

Admiro a ousadia de ser "ex-alguma coisa". É preciso coragem para abandonar algo em prol da tal felicidade. No entanto, é possível utilizar um quê do “ex” nas novas empreitadas. Alix Grés foi uma dessas. Uma francesa nascida em 1899, que desistiu do velho sonho de ser escultora para dedicar-se a criação de roupas. De “ex-cultora”, Grés manteve a sensibilidade e habilidade com as mãos nas suas novas invenções. Verdadeiras obras de arte, os vestidos eram criados manualmente, no corpo da manequim, técnica chamada draping/moulage.
Inicialmente, ela criava modelagens e as revendia para salões de alta costura. Em 1934, decidiu criar a sua própria maison, com o nome de Alix Barton, infelizmente fechada no período de escassez da 2ª Guerra Mundial, mas felizmente reaberta após o seu término, agora com o nome de Madame Grés, para o delírio das madames cinquentistas, como a princesa de Mônaco Grecy Kelly, que eram transformadas em verdadeiras deusas gregas com os belos vestidos de Grés.
Nos anos 80, época em que a alta costura sentia o peso do prêt-à-porter e as grandes maisons corriam para aumentar e “industrializar” a produção, Madame Grés, apesar dos esforços, não conseguiu a adequação aos novos tempos e enquanto eu vinha ao mundo, em 1984, a loja era vendida para o francês Bernard Tapie. Três anos depois, no entanto, o salão era fechado, mergulhado em dívidas. Em 1988, era vendido novamente, dessa vez para o grupo japonês Yagi Tsusho Limited e apesar de ter recuperado a maison, era tarde demais para que a senhora Grés se recuperasse das quebras que tanto a abalaram. Morreu praticamente no anonimato, em um asilo na França. Para a felicidade geral da nação admiradora, restam os registros. Inclusive em março desse ano, no Metropolitan Museum, houve uma exposição das criações da Madame.

Você é ex-alguma coisa? Conte um pouco sobre isso pra nós!

Um bom final de semana para todos exs-alguma coisa e atuais outras!

13 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi priscila! como vc já sabe, eu sou ex-bióloga e ex-psicóloga (risos)! já fui ex-bailarina, mas retomei o posto! sempre vale a pena perseguir nossos sonhos - mesmo que, no início, ainda existam mts dúvidas... a conquista do novo é super saborosa! bjs, querida, e bom finde!!!

Paulo Mamedes disse...

Ainda não sou ex nada, eu acho, mas daki a pouquinho pretendo ser ex-assalariado... rs

Anônimo disse...

Blogs de estilo de rua são muito legais, eu só não tenho muita paciência! Mas acho muito legal ver as combinações de cada pessoa, dos estilos próprios...

Essa da moda de rua de Luanda é uma boa, tem cada coisa que eu vejo por aqui que seria até legal mostrar! hahahaha

Beijos

Sheyla disse...

Seus posts estão cada vez melhores, heim? Percebo a pesquisa e gosto muito disso! Quem aprecio muito no quesito história da moda e posts mais bem elaborados é a Simone Esmanhoto do http://cestsissibon.blogspot.com/
Apesar de que, atualmente, o blog dela tá pop, rs... Mesmo assim, caso não tenha visto, passa no blog dela e veja os posts mais antigos. Tem tanto material bom.
Bjs e atualizei o garimpo de estilo, passa lá...

Marcela Vasconcellos disse...

Ex- fisioterapeuta!

Atual operadora de telemarketing!

Futura alta executiva de alguma empresa que pague muito bem!!

Se não te faz feliz...LARGA!!

fefe resende disse...

hein, e uq eelegante a madame em si com o turbante da primeira foto não opinião de ex-advogada! =)

Luciana Gonçalves disse...

kkk menina esse curso seu de jornalismo ta demais.Concordo com a Sheyla cada dia melhor.
Essa coisa e EX!
Ah eu ainda não carrego isso comigo, bom , vai ver que sou uma ex-publicitaria para um atual produtora grafica mas não considero pq está ainda mais ou menos na mesma area.
Mas o futuro ainda é incerto pela certa inquiedade que carrego em relação ao profissional.

Beijocas
Lu

Anônimo disse...

eu sou ex-tranha

saudhuashduasda
conta?
Adorei seu blog.
Beijos

Tássia Rebelo disse...

Oi!
Eu não conhecia Alix Grés.
Muito bom esse resumão da história do trabalho dela.

=]

Pedro Henrique Felitte Valentim disse...

ex-operador de telemarketing, ex-vendedor, ex-artista plástico, ex-recepcionista, ex-advogado. E atual assistente administrativo e estudante de moda, e futuro estilista :D

beijocas querida!

Anônimo disse...

Sou ex-professora (agora sou esteticista). E ex-gordinha (já pesei 74 quilos e agora, peso 54). Beijos. Luciana.

Pedro Henrique Felitte Valentim disse...

ex-tudante de Direito, corrigido-me

Alan Vasconcellos disse...

Ex-tudande de Geografia e Ex-tranho, (na geografia era visto como uma pessoa estranha, mas agora fazendo Indumentária na EBA pareço até normal de mais).

Beijos amiga!