segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Nós somos a vitrine de nossos trabalhos

No semestre passado me formei no curso técnico em moda da FAETEC. Esse é o primeiro curso gratuito nesse formato no país e apesar de eu ter algumas considerações negativas em relação à estrutura e ao curso em si, aprecio a coragem e a idéia. Além disso, acredito nas possibilidades do aluno fazer a diferença nos cursos da vida, com o perdão do trocadilho. O curso divide-se em dois módulos e tem duração de um ano – o primeiro dedica-se mais a teoria com técnicas sobre Vitrine, Produção de Moda, Gerência de Vendas e o superimportante Inglês voltado à moda, claro. Apesar da teoria, põe-se a mão na massa, com trabalhos que estimulam a criatividade do aluno e o trabalho em equipe. No segundo semestre, estudamos Desenho, Modelagem e Costura e elaboração do Projeto Final. No final do primeiro módulo recebe-se um tema e os alunos se encarregam dos subtemas.

Entrevistei um dos profissionais envolvidos, o encarregado por ensinar técnicas de Vitrine, professor Luís Caillaud. Formado em História, com pós-graduação em História Moderna, Caillaud sempre ávido por conhecimento, fez cursos de fotografia, gravura, vitrine. Sem nos aprofundar nas discussões eternas sobre moda-arte, o bate-papo foi rápido e eu gostei muito de suas respostas. Refletem o seu jeito tranqüilo e sua paixão pela arte e o mais importante: a sua vontade de dividi-la com as pessoas.

Moda Pára Tudo: O que o levou a ser um vitrinista?
Bem, a curiosidade foi o combustível para que eu ingressasse no curso. A princípio, achava que não levava jeito, mas com o incentivo do professor, descobri que tinha tudo a ver comigo.

MPT: O que é necessário para elaborar uma boa vitrine?
Primeiramente, saber pesquisar e ter criatividade para desenvolver o tema pesquisado. O conhecimento das técnicas aplicadas na vitrine como composição, harmonia de cores e um bom senso de estética também são fatores essenciais para obter um bom resultado.

MPT: Qual a sua relação com a arte em geral e no que isso influi sobre seu trabalho?
A minha relação com a arte é uma relação amorosa que me sustenta como ser e que me proporciona momentos infinitos e eternos, seja no trabalho ou na vida sentimental. O poder da arte é absoluto, basta ter sensibilidade para perceber isso. Hoje, posso dizer que respiro arte, como arte e leio arte!

MPT: E como é a sua relação com a moda? Fale de estilistas que você aprecia.
É uma relação mais acadêmica, mas que não deixa de ser uma relação profunda, pois moda também é arte. Gosto muito de Beto Neves (Complexo B) pela sua criatividade e a maneira como aborda os temas escolhidos, além de sua história de luta e perseverança. E admiro o trabalho da Osklen, tanto em relação às vitrines e coleções, como a preocupação que Oskar Metsavath tem com o meio ambiente mesmo sendo um marketing vale o incentivo que é dado por essa causa.

Agradeço a Caillaud pelas respostas e pela troca de informações no decorrer do curso. Em breve, postarei uma entrevista com a sua coordenadora.

8 comentários:

Helena Castro disse...

quanta coisa boa nesse post: a sua formatura (parabéns!!!!), informações sobre esse curso (não conhecia!!!) e a entrevista (adorei!!!!).

no mais, que bom que você voltou a postar! e... aguardo as suas fotos pulando!

beijos, helena

Unknown disse...

Valeu,Beijo Grande.
Luís O. Caillaud

Unknown disse...

COmo assim vc morando no RIO DE JANEIRO não vai na Fevest?!???!??? HEIN???

Vou como imprensa.. fiz o credenciamento..então vou ter acesso a tudo la..desfiles..estandes..para trazer as novidadeeees..

Beeijos.

Unknown disse...

PO legal esse curso ai da faetec.. nem sabia que tinhaa..

me passa o endereço de laa o site onde eu possa saber mais sobre o curso?!

gratuito?!

Achei legall..


Beijos.

Bel Sant anna disse...

nemsabia que a faetec estava oferencendo curso de moda...é um começo para uma faculdade pública tb ter o curso,não acha?espero!
o trabalho de vitrinista é muito interessante...uma boa vitrine, boas escolhas chamam a atenção.quantas vezes já entrei numa loja só por ver a vitrine?
vc fez o curso de jornalismo de moda aonde?
bjos!

Anônimo disse...

Caillaud arrasô!!! hehe
e para quem se interessar pelo curso, o telefone é 2299-1884 ou www.faetec.rj.gov.br ;)

beijoosss Priloca
ass.: riponga aventureira...ahauauahuaha

Tânia N. disse...

Curso de moda na FAETEC?Nunca tinha ouvido falar, mas parece que tudo o que eles fazem é muito bom, você curtiu também?
Beijocas

Paula Souza disse...

Olá! Me inscrevi nesse curso e começo segunda(03/07). Espero curtir muuuito o curso, só não sei bem o que me espera. Achei seu blog procurando informações sobre o curso, as aulas, etc. Não conheço muitas pessoa q se formaram lá mas falam bem sobre.
Adorei a entrevista!!
Obrigada pelas informações!! =)

Paula Souza